Se as eleições fossem realizadas hoje em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) seria reeleito no primeiro turno com ampla vantagem sobre seus outros seis adversários, aponta pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite de ontem pela emissora afiliada à Rede Globo no estado. De acordo com o instituto, Neto lidera a disputa com 68% das intenções de voto na estimulada, quando são apresentados nomes de todos os candidatos.
Em segundo lugar, aparece a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), citada por 8% dos entrevistados, seguida de perto pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), com 6%. Rogério da Luz (PRTB) e Fábio Nogueira (Psol) estão empatados com 1% da preferência dos eleitores da capital. Claudio Silva (PP) e Célia Sacramento (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 13%, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
Na pesquisa espontânea, quando não há apresentação da lista de nomes aos entrevistados, Neto também aparece bem à frente dos concorrentes, com 52%, contra 3% de Alice e 1% de Isidório. Os quatro restantes somaram 2%. Já 19% disseram que votariam em branco ou nulo; 23% não opinaram, segundo a primeira pesquisa do Ibope sobre a corrida eleitoral em Salvador.
Considerando apenas os votos válidos, descontando-se os brancos e nulos, o atual prefeito atinge percentual de 81%. Ocupam a segunda e terceira colocações Alice e Isidório, com 9% e 7%, respectivamente. Da Luz e Nogueira têm 1%; Célia e Claudio não atingiram pontuação significativa.
Rejeição
O Ibope também mediu o grau de impopularidade dos candidatos à prefeitura. Perguntados sobre em qual ou quais deles não votariam de jeito nenhum, apenas 13% citaram Neto, que obteve o menor indice de rejeição, de acordo com o Ibope. Célia vem logo depois, com 17%, seguida por Nogueira (21%), Claudio (22%) e Alice (24%). Da Luz e Isidório registram os maiores percentuais: 48% e 41%, respectivamente.
Independente das preferências eleitorais, 79% dos entrevistados disseram que Neto vencerá a corrida pelo Palácio Thomé de Souza. Para 3%, Alice sairá vitoriosa nas urnas, ante 2% de Isidório e 1% de Célia. Os demais nomes são saíram de 0% e 14% não responderam à pergunta.
Sobre o percentual de interesse nas eleições para prefeito e vereador na capital, 19% afirmaram estar muito interessados. Esse nível é médio para 22%, pouco para 27% e nenhum para 31%.
Radiografia
Considerando os recortes por gênero, não houve diferença superior a 1% nas intenções de votos atribuídas a ACM Neto pelos eleitores do sexo masculino e feminino. Já por faixa etária, de acordo com a sondagem estimulada, os maiores índices do democrata aparecem entre os entrevistados mais jovens.
No eleitorado de 16 a 24 anos, Neto tem a preferência de 79%. Resultado bem próximo aos 75% que ele obteve junto ao eleitorado entre 25 e 34 anos. O atual prefeito só caiu abaixo dos 65% na faixa etária a partir dos 55 anos, na qual foi citado por 54%.
Os números de Neto referentes à idade são opostos aos da segunda colocada. De acordo com o Ibope, Alice Portugal têm seus mais altos percentuais entre eleitores acima dos 45 anos – 11%, mas não ultrapassa os 5% na faixa que vai dos 16 aos 35 anos. Por sexo, a candidata comunista foi citada por 9% dos homens e 7% das mulheres. Os demais concorrentes não possuem variações significativas.
No recorte por escolaridade, Neto atingiu o máximo nos eleitores com ensino médio – 71%. Já Alice vai melhor entre os que têm curso superior, faixa onde alcançou 13% das intenções de voto. Por sua vez, Isidório, terceiro colocado na pesquisa estimulada, obteve seu percentual mais alto – 8% – junto aos entrevistados com ensino fundamental.
A pesquisa mediu também o grau de conhecimento espontâneo do eleitorado sobre o número de cada candidato na urna eletrônica . O de Neto foi apontado por 36%, enquanto os demais não tiveram mais de 1% das citações. No total, 61% não souberam ou não responderam à pergunta.
Universo
Para elaborar o primeiro levantamento sobre a corrida eleitoral em Salvador, o Ibope ouviu, do dia 18 até anteontem, 602 pessoas que votaram nas últimas eleições e estão aptas para participar do processo este ano.
As amostras, segundo o instituto de pesquisa, obedecem os dados mais recentes do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos em todos os resultados.
Aprovação do prefeito é de 82%
Além de medir as intenções de voto dos sete candidatos à prefeitura de Salvador, o Ibope também avaliou os três anos e sete meses da gestão de ACM Neto (DEM). De acordo com a pesquisa, a administração do democrata é aprovada por 82% dos eleitores ouvidos pelo instituto, contra 12% de desaprovação.
Outros 5% não souberam ou não quiseram responder. Por nível, 31% consideram ótimo o trabalho realizado pelo prefeito. Para 40%, a gestão é boa. Já 23% disseram que a atual administração é regular. Respectivamente, 2% e 3% classificaram o desempenho do democrata como ruim e péssimo.
Por gênero, as mais altas avaliações positivas obtidas pelo prefeito (ótima/boa) foram atribuídas pelas mulheres – 72% -, ante 70% dos homens. No recorte por idade, Neto teve aprovação maior junto aos eleitores de 16 a 44 anos. Entretanto, os índices nas demais faixas etárias estão acima dos 63%.
Por escolaridade, o prefeito atinge pico de popularidade entre os entrevistados com ensino superior. Para 74% destes, a gestão do democrata é ótima ou boa. Os demais níveis somam 70% (fundamental) e 69% (médio). Considerando a renda familiar, Neto registra notas altas acima de 68% em todos os graus.
Procurado para repercutir o resultado do Ibope sobre a corrida eleitoral e sua avaliação no comando da prefeitura, Neto disse, por meio da coordenação de campanha, que não comentaria a nova pesquisa.
Presidente do DEM na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia afirmou apenas que, embora os números apontem amplo favoritismo do prefeito na disputa, “eles refletem apenas o momento”. “É muito cedo para comemorar qualquer pesquisa. Estamos ainda no começo da campanha e há muito o que fazer daqui pra frente”, assinalou Aleluia.
Sobre a aprovação de 82% do prefeito, o dirigente democrata limitou-se a classificar o resultado como “reconhecimento ao trabalho de transformação realizado por Neto em Salvador”. Os demais candidatos não foram encontrados para comentar a pesquisa até o fechamento desta edição.
Saúde e segurança lideram lista de problemas
A primeira pesquisa Ibope sobre a sucessão na capital esquadrinhou também a percepção do eleitorado soteropolitano sobre os principais problemas enfrentados pela população. Dos 602 entrevistados pelo instituto nos últimos dias, 48% disseram que a saúde é a área onde há o maior grau de dificuldade.
Em segundo lugar, com 22% das citações, está a segurança pública. Transporte coletivo (7%), educação (6%), geração de empregos (6%), trânsito (3%) e carga tributária (2%) completam a lista. Outras quatro áreas foram citadas por 1% dos eleitores como os maiores problemas da cidade: calçamento de ruas e avenidas, limpeza urbana, corrupção e rede de esgoto.
Quando indagados a escolher três opções, saúde aparece em primeiro, com 80%, seguido por segurança pública (53%) e educação (49%). Também registraram índices significativos geração de empregos (31%), transporte coletivo (24%), corrupção (12%) e trânsito (11%).
Em seguida, os entrevistados indicaram carga tributária (8%), rede de esgoto (6%), calçamento de ruas e avenidas (5%), habitação (3%), assistência social (3%) , iluminação (2%). As demais não ultrapassaram 1%, segundo o Ibope.
Fonte: Correio
Seja o primeiro a comentar