Com a conferência magna do premiado escritor e biólogo moçambicano, Mia Couto, encerrou, na manhã desta quarta-feira (21/4), as lives da Jornada Pedagógica 2021. Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), esse foi um dos momentos mais esperados do evento, que foi marcado pelo tema “Reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana de “esperançar”.
“Todas as iniciativas em prol da educação e da cultura são importantes para valorizar os profissionais da área, além de permitir aos estudantes uma nova maneira de se conectar ao aprendizado.” Júnior Borges.
Com tradução em Libras e destinado a diferentes públicos, especialmente, aos profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, docentes e não docentes, o evento foi transmitido pelos canais da Seduc e da TV Câmara no YouTube, e assistido remotamente por mais de 1.000 pessoas.
Em sua explanação, além do tema proposto, dentre outros assuntos abordados, Mia Couto falou sobre o regime ditatorial e a independência de Moçambique; da diversidade linguística que existe no país; de como é aplicada a educação em Moçambique; das diferenças e semelhanças da educação entre o Brasil e a África; das experiências na ocasião em que atuou como professor; a relação com a religião e o sagrado; o negacionismo da ciência; da condição humana de “esperançar”; da pedagogia da esperança; da humanização na educação; de sua produção literária, incluindo o lançamento do novo livro “O Caçador de Ausências”; além do seu amor pelo Brasil, em especial, pela Bahia.
Ele parabenizou os dirigentes do município pela sensibilidade em promover educação de qualidade aos estudantes e, sobretudo, pela dedicação com a capacitação dos profissionais que fazem a educação acontecer. Mia prometeu ir a Camaçari na próxima oportunidade que estiver Brasil.
“Um bate papo leve, construtivo e enriquecedor”, assim foi traduzida, pela secretária da Educação Neurilene Martins, a “presença amorosa” de Mia Couto no evento. Emocionada, ela iniciou o evento prestando homenagens às vitimas da Covid-19 e ao centenário do educador pernambucano, Paulo Freire.
“Brilhante participação. Uma troca de ideas e experiências fantástica. É uma honra poder trazer um profissional desse gabarito para falar aos profissionais na nossa rede. Isso fortalece e engrandece a educação de Camaçari. As explanações dele trouxeram referências muito caras à educação do nosso município. Obrigada, Mia Couto, pelas suas contribuições no nosso aprender”, ressaltou Neurilene.
Na ocasião, os expectadores tiveram oportunidade de se inscrever e mandar perguntas ao conferencista, que foram mediadas pelo professor Márcio Vila Flor. A secretária comemorou ainda, a inscrição e participação dos familiares dos alunos nas lives da jornada.
Desta forma, a Seduc encerra oficialmente as lives propostas para a Jornada Pedagógica 2021. A iniciativa segue nesta quinta-feira (22/4), com encontros de Dimensão escola-família – Diálogos com a família, com o tema “Acolhimento e convivência familiar: condução das rotinas de estudo em casa”.
Os encontros retornam no dia 26/4 (segunda-feira) e continua até o dia 3 de maio, com a atividade Dimensão específica, com workshops entre os Conselhos Municipais, a equipe da Diretoria Pedagógica (DIPE), dupla gestora, e profissionais da Educação Especial.
Fonte: ASCOM PMC
Be the first to comment