É possível pausar parcelas do MCMV? Júnior Borges explica

A Caixa Econômica Federal anunciou a possibilidade de pausa nas parcelas do Minha Casa Minha Vida (MCMV) e de outras formas de Financiamento Habitacional, como parte das medidas para conter os efeitos do coronavírus na economia. A pausa emergencial na emissão das prestações possibilita que o contrato tenha seus vencimentos suspensos pelos próximos 90 (noventa) dias, o que corresponde a 3 parcelas. A solicitação pode ser feita de forma digital, através do aplicativo de habitação da CAIXA.

“Nesse momento em que muitas famílias estão tendo suas fontes de renda prejudicadas, vejo a pausa anunciada pela Caixa como uma importante medida para conter os impactos econômicos da crise em curso, principalmente para as famílias do Minha Casa Minha Vida, que em sua maioria são chefiadas por mulheres. E é nosso dever orientar a população”, afirmou Júnior Borges.

Quem pode solicitar a pausa das parcelas?

  • Beneficiários do Programa Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV)
  • Válido também para outras formas de Financiamento Habitacional: Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
  • Clientes do Crédito Imóvel Próprio (CIP), com no mínimo 11 prestações pagas desde a contratação

Como solicitar a pausa das parcelas pelo aplicativo?

  • Baixe o aplicativo “Habitação CAIXA”, disponível para Android e iOS
  • Após instalação, abra o aplicativo e clique na última opção “Solicitar Pausa
  • Se já tiver cadastro, informe seu CPF e clique em “Próximo”. Na tela seguinte, digite a senha. Se não tiver cadastro, clique em “Cadastre-se” e preencha os campos com seus dados. 
  • Após o cadastro clique em “Próximo” para prosseguir com a solicitação.
  • Preencha o campo destinado ao número do telefone celular, com DDD e clique em “Solicitar pausa” para finalizar o pedido.
  • Pronto! Anote o número do protocolo gerado, ele será útil para saber o andamento de sua solicitação. A Caixa entrará em contato via SMS pelo número do celular que você cadastrou.

Não há recomendação para que o cliente busque a agência, somente os canais telefônicos e o aplicativo.

Como pedir a pausa por telefone? 

Ligue para os telefones 3004-1105 (capital) ou 0800 726 0505, e escolha a opção 7. Será preciso informar o número da conta na Caixa. Se não tiver, será necessário informar o número do CPF.

Quem não pode pedir a pausa?

  • Quem está em uso do FGTS para pagamento das parcelas.
  • Quem está com 3 ou mais parcelas em atraso. Nesse caso é preciso fazer uma renegociação pelos telefones 3004-1105 (capitais) ou 0800 726 0505, opção 7.

Quem já solicitou duas pausas nas prestações, agora pode solicitar a terceira?

Quem já havia solicitado a pausa emergencial, que no primeiro momento contemplava 2 prestações, terá a pausa ampliada para 3 prestações. Um SMS será enviado confirmando a mudança, não sendo necessário efetuar novo pedido.

​A partir de quando vale a pausa realizada no App Habitação?

Seu pedido vale a partir da sua solicitação, se dentro dos requisitos, então não se preocupe se a prestação estiver chegando e o pedido não foi atendido ainda, quando for processado ele valerá para a data do pedido.

Quais as consequências da pausa para o meu contrato habitacional?

  • Cobrança de juros: a pausa incorpora as prestações ao saldo devedor e sobre o saldo devedor são cobrados juros. O valor das prestações pausadas será pago no decorrer do restante do contrato.
  • Prazo de amortização e prêmio de seguro: o prazo de amortização somente é alongado pelo período da pausa se o contrato não estiver no prazo máximo de prestações. O seguro recalcula tendo por base o saldo devedor.

Solicitei a pausa pelo App Habitação, mas a cobrança permanece programada, o que fazer?

O processamento dos pedidos está sendo realizado e concedido de acordo com as condições estabelecidas para a pausa. Em virtude do grande volume de solicitações, pode haver eventual demora no recebimento do SMS de confirmação da pausa habitacional. Aguarde o retorno por SMS.

Pessoas Jurídicas devem solicitar os serviços ao gerente da Caixa Econômica Federal.

https://www.youtube.com/watch?v=Sx0xu2b70n8

Mais informações

Ligue: 0800 726 0101 

Acesse: caixa.gov.br

Fonte: Caixa Econômica Federal

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