Temas relevantes à sociedade têm sido abordados pelo vereador Júnior Borges (DEM) durante suas lives semanais, com transmissão simultânea pelo Facebook e Instagram. Nesta segunda-feira (14/9), o edil convidou a psicóloga Nadiane Carvalho para esclarecer dúvidas sobre a relação entre endometriose e depressão.
“Estamos no setembro amarelo, mês de prevenção contra o suicídio. Precisamos falar sobre ansiedade e depressão, e ainda sobre a relação desses transtornos com a endometriose”, pontuou Júnior Borges.
A psicóloga Nadiane, portadora da endometriose, relatou sobre os desafios enfrentados com a doença, que refletem na sua vida pessoal e profissional. “Já cheguei a pedir demissão de emprego por conta da endometriose e muitas pessoas não entendem a doença”, contou.
Nadiane explicou os sintomas da depressão e pontuou a importância de diferenciar tristeza de depressão. Na oportunidade, Júnior Borges aproveitou para fazer um alerta aos pais de adolescentes que são os mais afetados com a depressão, “conversem com seus filhos, comecem a observar com mais cuidado”, disse. E conclui enfatizando “vocês não estão sozinhos”.
Endometriose e Depressão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo, isso corresponde a 800 mil mortes por ano. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Transtornos como ansiedade e depressão podem ser desenvolvidos com a endometriose.
Estima-se que cerca de 176 milhões de mulheres pelo mundo têm endometriose, só no Brasil são cerca de 7 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose. Em 2017 a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Dia da Luta contra a Endometriose (1º de Março). As Unidades Básicas de Saúde em Camaçari são locais para identificação e tratamento da doença.
Mais informações sobre Endometriose
Assista a Live Completa
Seja o primeiro a comentar