O vereador Júnior Borges (DEM) participou, na manhã desta terça-feira (20/06), de uma reunião com a Comissão de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública e uma comissão de Guardas Municipais, para discutir a situação dos servidores no município.
O convite foi feito pela própria comissão, devido ao trabalho de parlamentar democrata na luta para o retorno da Guarda Municipal no município. Desde 2015 Júnior Borges tem feito indicações para a criação da Guarda Municipal armada.
Para o vereador Júnior Borges, “a guarda municipal não apenas defende o patrimônio público, como é o agente que defende também o cidadão nas ruas, praças, escolas e nos bairros”, comentou. Através da Indicação 434/2017, o parlamentar solicitou novamente, este ano, a criação da Guarda Municipal. Além das indicações em 2015 e 2017, o vereador apresentou para os presentes o seu projeto para a criação também da Secretaria de Segurança Pública Municipal.
“A Guarda foi extinta há 20 anos e para o retorno é necessário que o Executivo faça um projeto de lei criando novamente a Guarda Municipal, uma vez que a Câmara não pode criar leis que gere custos ao município”, explicou.
A Guarda Municipal de Camaçari foi criada em 1995, com a realização de um concurso público. Os agentes atuaram nas ruas do município até 1997, quando a guarda foi extinta e, desde então, cerca de 150 agentes têm atuado em outras funções, como vigilantes, em repartições públicas municipais. “A nossa luta é somente para que voltemos a atuar nas ruas de Camaçari, exercendo a nossa função de guarda municipal, cargo em que fomos aprovados”, esclareceu Rosilda Carrilho, uma das guardas municipais presentes na reunião.
Participaram da reunião o Presidente da Casa Legislativa, Oziel Araújo (PSDB), além dos vereadores Dilson Magalhães Jr. (PEN), Val Estilos (PPS) e Dentinho do Sindicato (PT).
Assessoria de Comunicação
Seja o primeiro a comentar