A maioria dos eleitores (89%) aprova as manifestações populares que se espalharam pelo país a partir do mês de junho, aponta pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (25). De acordo com o levantamento, a avaliação da resposta dos governos e do Congresso Nacional aos protestos é negativa.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 434 municípios entre os últimos dias 9 e 12 deste mês.
Mais de 30% da população desaprova totalmente as ações tomadas pelos três níveis de governo (presidente, governador e prefeito) e pelo Congresso em resposta às reivindicações feitas nos protestos.
Os entrevistados deram notas de zero a 10 para a atuação dos governantes frente às manifestações. De acordo com a pesquisa, a presidente Dilma Rousseff recebeu nota média 4. O Senado obteve nota média 3 e a Câmara, nota média 2,8. Já os governadores receberam nota média 3,6 e os prefeitos, 3,7.
Levando em conta as notas, a pesquisa afirma que 31% dos entrevistados desaprovam totalmente as ações de Dilma em resposta aos protestos, outros 49% consideram as ações medianas e 14% aprovam totalmente. O restante não quis ou não soube responder.
As ações dos governos estaduais em resposta às aos protestos são bem avaliadas por somente 9% da população, contra 32% que as desaprovam totalmente. Desaprovam totalmente a resposta da Câmara 39% dos entrevistados, contra 7% que aprovam totalmente.
A ação do Senado é desaprovada totalmente por 37%, contra 7% que aprovam totalmente. Já a reposta dos prefeitos é mal avaliada por 31% contra 10% que as aprovam totalmente.
G1
Seja o primeiro a comentar