A Prefeitura de Camaçari tem 253 milhões em caixa. É o que garante o vereador Antonio Elinaldo (DEM). Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (10), o vereador informou que visitou na última segunda-feira (09), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e dentre as informações sobre as contas do município, apurou que apesar da crise financeira – ou talvez graças ao ‘arrocho’ administrativo -, a Prefeitura Municipal está ‘no azul’.
Segundo o vereador, a Prefeitura tem atualmente 253 milhões em caixa. Para entender melhor a soma, ele explicou que a receita mensal do município é de aproximadamente 100 milhões, sendo que no último mês, arrecadou 108 milhões. Ou seja, as contas estão em equilíbrio e a previsão orçamentária não caiu tão drasticamente como anunciado. O que pode não parecer de tudo tão ruim para o prefeito, a depender do ponto de vista.
No entanto, o vereador aproveitou o espaço na tribuna para questionar o porquê de o montante não não está sendo utilizado. Em espaço concedido ao vereador Jackson Josué (PT), o vereador apontou que a responsabilidade pelos gastos ou retenção das verbas municipais estão a cargo do secretário da Fazenda, Camilo Pinto.
Na prática, a Secretaria que detém maior poder é a Fazenda. Isso porque, tanto é quem tem a informação sobre ganhos e despesas, como também define as áreas prioritárias de investimentos e concessão de verba.
O secretário atua em dois polos, segundo o parlamentar, contraditórios, pois tanto cuida das despesas e arrecadação, como do planejamento. Durante o pronunciamento, os dois vereadores questionaram a razão para a retenção desse valor.
Fonte: Camaçari Fatos e Fotos
Seja o primeiro a comentar