Devido ao aumento de casos de COVID, Universidade retoma aulas pela internet

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) antecipou-se às demais instituições de ensino superior da Bahia, ao determinar a volta das aulas pela internet, devido ao crescimento do número de casos de Covid-19.

O reitor Alessandro Fernandes de Santana decidiu pelo recuo, enquanto acompanha a divulgação das estatísticas no sentido de remover a medida, tão logo se possa formar crença no melhor controle da pandemia.

Em outras universidades, como a Federal da Bahia, não há sinalização por parte do Conselho Universitário, com o objetivo de decretar a mudança imediata para o formato digital, apesar do quadro preocupante.

Além de os totens de suposto fornecimento de álcool em gel nos campi não funcionarem, por desabastecimento, percebe-se no convívio da comunidade acadêmica, um relaxamento do uso da barreira não-imunizante da máscara.

A exigência do comprovante de cobertura vacinal completo, por meio da apresentação da carteira em papel, ou acesso ao ConectSUS, no caso de comprovação pela internet, poderia servir de incentivo para quem ainda não se imunizou e precisa tomar as doses necessárias, levando em conta não ser esta uma deliberação individual mas uma ação voltada para o bem-estar coletivo.

Os cortes orçamentários reduziram também a possibilidade do uso de ventiladores, equipamento importante para evitar a permanência do vírus em locais fechados, nem sempre está disponível no ambiente das salas de aula, devido a avarias, falta de manutenção e quantidade reduzida.

As outras universidades públicas do Estado não se pronunciaram sobre a ameaça, embora o governo baiano já tenha decretado a obrigatoriedade do uso de máscaras, entre outras medidas protetivas contra o novo avanço da pandemia.

Fonte: A Tarde

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*