Na tarde deste domingo (14) a prefeitura de Camaçari, através do secretário de Saúde, Dr. Luiz Duplat, divulgou um “vídeo comunicado” para esclarecer que o conteúdo de uma gravação que circula pelos mecanismos sociais, referente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Gleba A trata-se de uma fake news (notícia falsa).
“Este é definitivamente o pior momento para a propagação de fake news. Estamos realizando diversas ações de combate à covid-19 na nossa cidade e a minha prioridade é sem dúvidas a vida da nossa população. Peço mais uma vez para que chequem a veracidade das informações antes de compartilhá-las. Seguimos firmes nessa luta!”, escreveu Júnior Borges em suas redes sociais
O secretário destaca que, no sábado (13), a referida unidade tinha o total de 6 pacientes internados e somente 1 era considerado suspeito de infecção pelo novo coronavírus, devido ao fato de apresentar sintomas semelhantes às manifestações características da doença.
“Todas as nossas unidades de saúde vêm funcionando seguindo o protocolo de segurança para seus pacientes, acompanhantes e profissionais, com distanciamento social e uso adequado de EPIs. O senhor do vídeo mente de forma irresponsável quando diz que ontem, dia treze de junho, tínhamos treze pacientes na UPA da Gleba A. Ontem, nesse horário, tínhamos seis pacientes internados e apenas um apresentava quadro de insuficiência respiratória, associada a insuficiência renal, com suspeita de Covid, com solicitação de regulação para leito de UTI, que foi realizada na noite de ontem para a Clínica Santa Helena, por nossa Central Municipal de Regulação e com transporte realizado através da nossa ambulância de UTI”, afirma o secretário.
Em seguida, ele garante que uma segunda informação também é falsa. Ela diz respeito à sexta-feira (12).
“O senhor do vídeo torna a mentir quando diz que na noite do dia doze presenciou a morte de duas pessoas por Covid na UPA da Gleba A. Felizmente, nesta data, não tivemos nenhum óbito na UPA da Gleba A, seja por Covid ou por outra causa”, garante Dr. Duplat.
Por fim, Dr. Duplat frisa que, conforme divulgado no boletim municipal do sábado, Camaçari tinha 547 casos confirmados da Covid-19.
“O senhor do vídeo mente mais uma vez quando diz que Camaçari possui mais de seiscentos casos de coronavírus. O nosso boletim epidemiológico, que é emitido diariamente, na data de ontem [13 de junho] apresentava quinhentos e quarenta e sete casos confirmados com duzentos e doze casos em atividade”, reforça.
Ao longo do vídeo, o secretário também destaca que “a pandemia do coronavírus não deve ser utilizada para interesses político-partidários, todos devem estar imbuídos no sentido de combater a pandemia e, desta forma, salvar vidas”.
Fonte: Bahia no Ar
Veja o comunicado na íntegra
Be the first to comment