3º encontro de secretários da RMS dialoga sobre retorno das aulas

Nesta quarta-feira (12/8), os secretários municipais da Educação e educadores de oito cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) se reuniram a fim de dar continuidade à construção do protocolo unificado para o retorno das aulas presenciais no âmbito público e particular. Os gestores que vêm trocando experiências de maneira recorrente, desta vez dialogaram no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

“Todo o cuidado e planejamento para que o retorno às aulas aconteça no momento certo e com total segurança, para alunos, professores e funcionários”, comentou Júnior Borges.

Ao longo do encontro, foram apresentadas questões relacionadas ao calendário escolar, planejamento pedagógico, protocolos, rotinas de atividades e infraestrutura das unidades escolares para receber os estudantes. Na oportunidade, ficou acordado que os municípios se comprometeram a preencher e aperfeiçoar o formulário diagnóstico sobre a situação da educação de cada cidade; que não há uma data para o retorno das aulas presenciais e todos os municípios continuarão com os preparativos para voltar às atividades.

Além de dar continuidade a construção de uma agenda para os anos de 2020/21, ficou estabelecido que será feito um convite para a presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), fazer parte da construção do protocolo. Os gestores presentes representaram as seguintes cidades: Camaçari, Lauro de Freitas, São Sebastião do Passé, Pojuca, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Dias d’Ávila e Candeias.

Presente em todos os diálogos, a titular da Educação (Seduc) de Camaçari, Neurilene Martins, fez questão de interagir. A gestora aproveitou para fazer uma avaliação das questões que foram colocadas em pauta. “O encontro foi extremamente importante por instituir fluxos para o fortalecimento de uma discussão territorial sobre os cenários educacionais em tempos de pandemia e pós pandemia. Esse regime de colaboração com o Estado é estratégico para qualificar as decisões municipais e claramente repercutir no planejamento e implementação de políticas públicas reparadoras na educação. A gestão de contextos complexos como este, exige reflexão e partilha”, concluiu.

A mediação da reunião ficou a cargo do subsecretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza. Durante a sua fala, reforçou acerca da importância de todos os educadores e educadoras seguirem pensando na construção do protocolo coletivo. “A nossa expectativa é que possamos construir uma estratégia entendendo todas as dificuldades dos municípios, que contemple o suporte pedagógico às nossas crianças”, pontuou o gestor.

Na oportunidade, a superintendente da Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, também participou fazendo explanações relacionadas à temática. Ainda no mesmo contexto, no processo de planejamento, a reunião ainda contou com a interação do secretário da Educação de Salvador, Bruno Barral, que se colocou à disposição dos demais secretários para contribuir na elaboração do plano.

A próxima reunião do colegiado no formato presencial está prevista para acontecer no dia 19 de agosto, às 15h, no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Salvador.

Fonte: ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*