Transparência, inovação e atenção as demandas da população, em especial sobre os impactos da pandemia. Palavras que definem os 100 dias de atuação do presidente, vereador Junior Borges (DEM) a frente da gestão da Câmara Municipal de Camaçari.
Numa coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (16/4) diante dos jornalistas da cidade e da capital baiana, o chefe do Legislativo apresentou o balanço dos trabalhos, que já são considerados, muitos deles inéditos, e de destaques comparados aos dos seus antecessores. Entre eles: a) duas coletivas de imprensa em 100 dias; a) a criação da frente de parlamentar da região metropolitana; c) a agenda positiva de visitação de empresas em busca de novos investimentos; d) combate a covid-19 com implantação de medidas restritivas internas; e) visitação em órgãos governamentais e não governamentais, como a ACEC (Associação Comercial de Camaçari); f) Apreciação em tempo record da PL permitindo o município a integrar ao Consorcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras; g)implantação do painel eletrônico, um marco nesses 73 anos da Camara de Vereadores; h) discussões do retorno das aulas presenciais de forma segura; i) encontros com entidades representativas do comércio; j) projeto de acessibilidade para o prédio da Câmara com elevadores , piso tátil e identificação de braile nas portas; entre outros;
“Iniciamos o trabalho com um planejamento, mas tivemos que mudar por causa do aumento exagerado da covid em nossa cidade. Tínhamos planejado visitar o comércio, o Pólo Petroquímico e outros setores por exemplo, mas diante das dificuldades, foi preciso encontrar novos caminhos”, destaca Junior Borges ao ser perguntado sobre os desafios enfrentados.
Entre as falas, o presidente por diversas vezes elogiou a imprensa local, como órgão importante para levar a informação de qualidade, seriedade e ética para a população. “Muitos de vocês pautam a gente aqui dentro e nos ajudam a construir ações, pois entendemos que tem uma visão geral também da cidade”, enfatizou.
Novas ações
E entre as novidades a serem colocadas em práticas ainda em seu mandato está a implantação da televisão aberta: “A televisão aberta é um processo que começamos logo no início do ano, precisamos oportunizar o acesso de nossa programação a todos que queiram localizar o nosso canal pelo controle se sua televisão”, enfatizou. Ainda no quesito comunicação o presidente disse que pretende implantar a Fundação da Comunicação. “Entendo que é preciso ter um órgão para gerir a comunicação da Câmara, em outros parlamentos os veículos da casa são administrados por meio de uma fundação, entendo que assim ajude a criar uma independência do setor”, pontuou Borges.
Ao ser perguntado pelo Camaçari Alerta da inquietação de pontuar sempre as discussões sobre a volta às aulas presenciais, o presidente Junior Borges lembrou da importância de cuidar da educação das crianças e dos jovens neste tempo de pandemia e como eterno militante da área enfatizou “ que as decisões serão tomadas em conjunto com os poderes Executivo, Legislativos e entidades representativas”, destacou acrescentando que uma audiência pública para o dia 29 de abril já está marcada para tratar sobre o assunto “ precisamos de dados estatísticos que apontem porque não se pode ter aula presencial, já que estamos com as escolas fechadas e recentemente tivemos picos da doença. É preciso que as Secretárias Estaduais e Municipais de educação dialoguem sobre esta questão”, observou Junior
Os trabalhos pautados para a melhoria da Costa de Camaçari como polo turístico, os projetos de acessibilidade na Câmara; incentivo aos esportes amadores; a implantação de uma guarda municipal; as condições dos transportes públicos; o acompanhamento do desdobramento da falta de vagas nos cemitérios por causa da Covid-19 e dos índices de violência na cidade; o fortalecimento do parlamento cumprindo o papel de legislar; fiscalizar e propor indicações que melhorem a qualidade de vida do povo; foram pontuadas durante a coletiva, e respondidas pelo presidente com muita segurança, mostrando embasamento e conhecimento de cada assunto.
“Sempre digo, a Câmara precisa interagir com todos os setores, todos os órgãos, porque na ponta a população encontra o vereador, na ponta, as portas da casa estão abertas para as discussões, para apresentar as demandas. E o nosso compromisso é fazer uma gestão diferenciada”, enfatizou o presidente Junior Borges.
Fonte: Camaçari Alerta
Seja o primeiro a comentar