Sesau lança projeto de qualificação das equipes das unidades de saúde

Foi iniciado nesta segunda-feira (31/5) no auditório da Secretaria de Governo (Segov) o projeto Quali APS (Atenção Primária em Saúde). Realizado pela Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, o projeto tem por objetivo valorizar e capacitar os servidores de todas as unidades de saúde do município com o intuito de realizar um atendimento de excelência à população.

“Por tratarem diretamente com a saúde e a vida das pessoas, os profissionais dessa área precisam de sensibilidade e seriedade. O paciente precisa ter total confiança naqueles que cuidam do seu bem estar.” Júnior Borges.

A primeira capacitação ocorre com os gerentes das unidades de saúde, através do curso Qualificação de Gerentes da Atenção Primária e segue até a quarta-feira (2/6). A próxima qualificação ocorrerá com as recepcionistas que atuam nos locais.

“Durante esses três dias iremos não só apresentar conteúdo aos nossos gerentes. Mas, realizar uma troca de experiências, em que o objetivo final é aprimorar o funcionamento das nossas unidades de saúde. Desde 2017 temos realizado momentos como esse com os servidores, com o intuito de ofertar um melhor atendimento à população”, afirmou Luiz Duplat, subsecretário de Saúde, durante a abertura da capacitação.

Diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teixeira, destacou o papel do gerente para o êxito da aplicação da política de saúde do SUS. “São eles que devem cuidar para que a unidade de saúde, desde a parte estrutural, aos insumos e a equipe, esteja preparada para receber bem a população. E cada unidade precisa tornar acessível ao cidadão todos os serviços de saúde preconizados pelo SUS na Atenção Básica. Daí a importância dessa capacitação e de ouvirmos cada um deles em seus desafios”, ressaltou.

Durante três dias os gerentes discutirão temas como Política Nacional da Atenção Básica; atribuições dos gerentes administrativos; manutenção das unidades de saúde; pedido de materiais; regulação nas unidades de saúde; assistência farmacêutica; rede de urgência e emergência; entre outros. “Ao final dos três dias teremos abordado todos os temas e serviços que precisam ser ofertados nas unidades de saúde. Assim como teremos discutido os desafios e dilemas enfrentados pelos gerentes e suas equipes no dia a dia. Esse curso é apenas um, dentre outros momentos que temos e teremos ao longo do ano com as equipes, sempre no intuito de valorizar e capacitar os servidores”, finaliza Luiz Duplat.

Fonte: ASCOM PMC

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*