A Câmara Municipal de Camaçari figurou entre os destaques do Programa Parlamento Brasil, da TV Senado, edição da última sexta-feira (12/11), quando reproduziram matéria sobre a Casa Soma Camaçari, projeto desenvolvido pela Braskem que fomenta a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos no município. A notícia abriu o quadro sobre os assuntos que mobilizaram as casas de leis do país nos últimos dias.
O projeto, dias antes da implementação, havia sido apresentado ao presidente do Legislativo Municipal, vereador Júnior Borges (DEM), que, reconhecendo a relevância da iniciativa, convidou os representantes para realizarem uma apresentação completa, diretamente do Plenário Osvaldo Nogueira, para os cidadãos camaçarienses, através dos canais de comunicação oficiais do parlamento local (TV Câmara e Youtube), que transmitiram as explicações ao vivo.
Na matéria exibida pela TV Senado, já são mostrados alguns impactos positivos da ação na cidade, por tratar-se de um conteúdo produzido pela TV Câmara posteriormente, trazendo, inclusive, um balanço da primeira semana de funcionamento da Casa Soma na cidade: a coleta de cerca de meia tonelada de materiais recicláveis, entregues pelos cidadãos na estrutura instalada no Centro Comercial (popular feira de Camaçari).
O chefe do Legislativo Municipal está entre os parlamentares ouvidos pela reportagem, para quem o projeto é extremamente importante, tanto por ser benéfica ao meio ambiente, como por gerar emprego e renda para a população.
“A economia solidária está acontecendo”, celebrou Júnior Borges.
Os vereadores Vavau (PSB) e Dr. Samuka (CIDADANIA) também demonstraram entusiasmo diante da novidade. “Quero agradecer a Braskem por estar fazendo este projeto no Centro Comercial de Camaçari”, declarou Vavau. “A Braskem está mostrando que tem responsabilidade social”, completou Samuka.
Casa Soma – Na prática, o projeto consiste no estabelecimento de uma relação de fidelidade com os cidadãos, através de um programa de recompensas, resultado de uma parceria firmada entre a empresa Braskem, a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). A população leva os seus resíduos já separados e higienizados e entrega na Casa Soma. Conforme entrega resíduos recicláveis, o cidadão acumula pontos, que poderão ser trocados por produtos ou serviços.
Na lista de materiais que a Casa Soma recepciona, de segunda a sábado, estão: plástico duro, plástico mole, isopor, sucata metálica, óleo de cozinha, papel e papelão, ferro, vidro, embalagem longa-vida (como as que armazenam leite líquido), eletroeletrônicos, entre outros. Já as recompensas vão desde produtos alimentícios, de higiene e de limpeza até cursos profissionalizantes.
Para acessar a referida edição do Programa Parlamento Brasil, clique AQUI
Fonte: Câmara Municipal de Vereadores
Be the first to comment